Skip to content

quem faz o WOB

O WOB nasceu de um grupo de mulheres que participa direta e indiretamente de conselhos de administração e presencia na prática como a falta de diversidade leva muitas vezes às discussões aos mesmos lugares e conclusões e, em contrapartida, como uma ótica diferente é muito capaz de direcionar debates para um olhar que traz soluções inovadoras e visões estratégicas alternativas.

Motivadas por começar a medir o impacto prático da presença de mais mulheres em conselhos de administração, nasceu a ideia de termos um selo para certificar esses conselhos e a partir da certificação acompanhar o impacto efetivo da diversidade.

Começamos reconhecendo, a partir de então vamos gerando indicativos efetivos do que já é comprovado mundialmente: a diversidade traz inúmeros benefícios e uma melhor governança corporativa.

fundadoras

Barbara Rosenberg
Carol Conway
Carolina Niemeyer
Christiane Aché
Daniela Graicar
Daniele Lima

Marina Copola

Patrícia Marins

embaixadores WOB

Nome Sobrenome
Cargo
Nome Sobrenome
Cargo
Nome Sobrenome
Cargo
Nome Sobrenome
Cargo

parceiros e apoiadores

Barbara Rosenberg

Sócia da área de direito concorrencial do Barbosa, Müssnich e Aragão Advogados – BMA, tendo participado das principais operações de fusão e aquisição ocorridas na última década; uma das sócias responsáveis pela criação e funcionamento do Comitê de Diversidade do BMA, que inclui a pauta de gênero, por meio do BMA Mulher. Ex-Diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (2003-2005). Teve passagem pela Organização Mundial do Comércio (2001) e pelo escritório americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton (2001-2002) e é Conselheira do IBRAC e integrante da rede Women in Antitrust. Única profissional brasileira da área de concorrência que vem sendo reconhecida desde 2019 como “Star Individual” pela Chambers & Partners, principal ranking global de advogados, além de ter recebido o prêmio de Deal Maker of the Year – 2019 concedido pela principal publicação da área antitruste Global Competition Review.

Carol Conway

Diretora de Assuntos Regulatórios e Institucionais no Grupo UOL – PagSeguro PagBank; Membro do Conselho de Administração do Universo Online S.A.-UOL (substituta); Conselheira de Ética e Autorregulamentação na Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços- ABECS; Diretora dos Comitês Juridico e de Meios de Pagamento da Associação Brasileira de Internet- Abranet; Diretora da Associação Brasileira de Bancos – ABBC; Membro do Comitê Jurídico da Associação Nacional de Jornais- ANJ. Associada Efetiva do Instituto dos Advogados de São Paulo- IASP; Membro Efetivo da Comissão de Concorrência e Regulação da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB/ SP; Membro efetivo do Nucleo de Estudos Avançados do Sistema Financeiro- NEASF, FGV/ RJ; Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo- USP. Trabalhou no Ministério da Justiça, em escritórios de advocacia e na General Electric, além de possuir especializações e intercâmbios profissionais no exterior.

Carolina Niemeyer

Advogada com experiência em private equity, M&A, governança corporativa, contratos financeiros, Project Finance e estruturação de novos investimentos. Experiência extensa em inúmeras operações no mercado de capitais nacional e internacional. Foco em resultado, visão de gestora, análise crítica e experiência na área de inovação e reestruturação. Teve experiência como empreendedora e também no terceiro setor. Conta com experiencia em situações de diferentes culturas, tendo trabalhado no Brasil, Itália, Suíça, Holanda e China. Fez cursos de especialização e de extensão em Recuperação Judicial e Compliance no Insper, participate do Programa de diversidade em Conselhos de Administração, realizado em parceria pelo IFC + B3 + IBGC + Spencer Stuart. É membro independente do Comitê de Auditoria e Riscos do Grupo Baumgart; é conselheira da Greenwich Brasil Soluções em Infraestrutura de Telecom S.A. e da N.O.C.S.P.E Empreendimentos e Participações S.A., holding de healthtech no Brasil. Fluente em inglês, italiano e francês.

Christiane Aché

Membro experiente de conselhos, Conselheira de Comércio Exterior da França (CCEF). Desde 2017, é a primeira conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF). Palestrante de assuntos como estruturação financeira, PPPs, estratégia corporativa e governança, inclusão de gêneros e inovação, com histórico comprovado de trabalho em treinamento profissional e coaching. Participa ativamente de grupos de igualdade de gênero e de empreendedorismo, tais como o KNOW – Rede de Mulheres da KPMG, a Sessão do Brasil da WCD (Women Corporate Directors), Mulheres do Brasil, MIDAS, Startup Weekends e Mulheres Empreendedoras, e organizou a iniciativa de inclusão de gênero da Alstom no Brasil. Nomeada pela Forbes Brasil entre as “50 mulheres mais influentes do Brasil em 2016”. Recebeu a condecoração Chevalier de l’Ordre du Mérite do governo francês, em 2014.

Daniela Graicar

Jornalista de formação (PUC/SP) e empreendedora por vocação, aos 19 anos abriu sua primeira agência de Relações Públicas, seguida de outras sete, nas áreas de Conteúdo, Eventos, Endomarketing, Brand PR, Mobile Education, Infoprodutos e Social Media. Lidera, hoje, um time de 70 profissionais da agência PROS e da startup digital Zeit, além de estar à frente do Movimento Aladas, criado em apoio ao empreendedorismo feminino. Fez cursos de especialização e de extensão em Relações Públicas, Inovação, Governança Corporativa, Futuro e Gestão, realizados no Insper, Perestroika e London School of Economics. Com pós-MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul Business School (2019), é conselheira da Razac Trading e da Universidade de Jerusalém, membro do Comitê de Inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), além de embaixadora da aceleradora Merkaz.

Daniele Lima

Administradora de empresas com experiência extensa em estruturação de investimentos via dívida ou participação acionária em diferentes segmentos. Foco em operações no mercado de capitais nacional e internacional. Visão dos negócios sob aspecto de gestor de recursos, investidor e empreendedor. Experiencia em reestruturações e gestão de grandes projetos. Também possui experiência no terceiro setor e atuação como empreendedora. Atua em comitês de investimentos de fundos e é conselheira da Greenwich Brasil Soluções em Infraestrutura de Telecom S.A.

Marina Copola

Sócia do escritório Yazbek Advogados. Membro do Comitê de Supervisão e Monitoramento de Mercado da BBCE – Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia S.A. Foi Advogada Associada na Área de Mercado de Capitais de Debevoise & Plimpton em Nova York (2012-2015), Assessora Técnica do Diretor Otavio Yazbek na CVM (2009-2011) e International Intern na U.S. Securities and Exchange Commission – SEC em Washington, D.C. (2008). Professora da Pós-Graduação Legal Master (LL.M.) do Insper e do IBMEC e professora convidada do Programa de Especialização e Educação Continuada da FGV e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Pós-Graduada em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Penal Económico e Europeu, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Possui LL.M. pela Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, onde foi Research Assistant do Prof. John C. Coffee, Jr. e laureada como Harlan Fiske Stone Scholar e Appel Fellow. Doutoranda em Direito Comercial, Mestre em Direito Econômico e Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Bolsista da Fundação Estudar e do Instituto Ling. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil e da Ordem dos Advogados do Estado de Nova York.

Patrícia Marins

Sócia-diretora da In Press Oficina, Sócia da Oficina da Palavra, Conselheira da FleishmanHillard Brasil, Co-fundadora do WOB (Women on Board) e Diretora do Setor Público da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação.

É especialista em comunicação integrada, gestão de crises de alto risco reputacional, com ênfase em relações com a mídia, posicionamento de imagem, public affairs, programas de relações públicas, planejamento estratégico e campanhas de endomarketing e comunicação interna.
Já prestou consultoria de comunicação total para mais de 200 instituições, incluindo a coordenação de pesquisas, desenvolvimento de diagnósticos de comunicação interna e externa, elaboração de planos de comunicação, desenvolvimento de políticas de comunicação e políticas de gerenciamento de crises e endomarketing.

É ministradora de cursos, workshops e palestras na área de relações com a mídia, capacitação de porta-vozes, oratória, inovação, novas mídias, gestão de crise e formação de assessores de comunicação. Já aplicou mais de 5000 treinamentos de porta-vozes da área pública e mais de 1000 na área privada.

Tem mais de 30 textos publicados na área de comunicação integrada. Coordenou mais de 20 projetos de comunicação, reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Aberje. Seu trabalho desenvolvido para a Copa do Mundo 2014 foi ganhador do prêmio Sabre Awards 2015, na categoria Corporate Image.

É professora do curso Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco/Ministério de Relações Exteriores. Jornalista com especialização em Comunicação do Serviço Público pela Universidade George Washington (Washington DC) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.