Skip to content

quem faz o WOB

O WOB nasceu de um grupo de mulheres que participa direta e indiretamente de conselhos de administração e presencia na prática como a falta de diversidade leva muitas vezes às discussões aos mesmos lugares e conclusões e, em contrapartida, como uma ótica diferente é muito capaz de direcionar debates para um olhar que traz soluções inovadoras e visões estratégicas alternativas.

Motivadas por começar a medir o impacto prático da presença de mais mulheres em conselhos de administração, nasceu a ideia de termos um selo para certificar esses conselhos e a partir da certificação acompanhar o impacto efetivo da diversidade.

Começamos reconhecendo, a partir de então vamos gerando indicativos efetivos do que já é comprovado mundialmente: a diversidade traz inúmeros benefícios e uma melhor governança corporativa.

quem é quem

Barbara Rosenberg
fundadora | diretora
Carol Conway
fundadora | diretora
Carolina Niemeyer
fundadora | diretora

Marina Copola

Patrícia Marins

Daniela Graicar

Ana Paula Reis
Christiane Aché

membros do comitê diversidade

Gabriela Codorniz
coordenadora

Beatriz Azeredo
Carlos Massaru Takahashi

Claudia Ferris

Dilma Campos
Josilay Santiago
Josilay Santiago

Claudia Ferris

embaixadores WOB

Nome Sobrenome
Cargo
Nome Sobrenome
Cargo
Nome Sobrenome
Cargo
Nome Sobrenome
Cargo

parceiros e apoiadores

special thanks

Barbara Rosenberg

Sócia da área de direito concorrencial do Barbosa, Müssnich e Aragão Advogados – BMA, tendo participado das principais operações de fusão e aquisição ocorridas na última década; uma das sócias responsáveis pela criação e funcionamento do Comitê de Diversidade do BMA, que inclui a pauta de gênero, por meio do BMA Mulher. Ex-Diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (2003-2005). Teve passagem pela Organização Mundial do Comércio (2001) e pelo escritório americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton (2001-2002) e é Conselheira do IBRAC e integrante da rede Women in Antitrust. Única profissional brasileira da área de concorrência que vem sendo reconhecida desde 2019 como “Star Individual” pela Chambers & Partners, principal ranking global de advogados, além de ter recebido o prêmio de Deal Maker of the Year – 2019 concedido pela principal publicação da área antitruste Global Competition Review.

Carol Conway

Diretora de Assuntos Regulatórios e Institucionais no Grupo UOL – PagSeguro PagBank; Conselheira de Administração do Universo Online S.A.-UOL (substituta); membro da WCD (Women Corporate Directors)- Brasil; Conselheira de Ética e Autorregulamentação na Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços- ABECS; Diretora dos Comitês Juridico e de Meios de Pagamento da Associação Brasileira de Internet- Abranet; Diretora da Associação Brasileira de Bancos – ABBC; Membro do Comitê Jurídico da Associação Nacional de Jornais- ANJ. Associada Efetiva do Instituto dos Advogados de São Paulo- IASP; Membro Efetivo da Comissão de Concorrência e Regulação da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB/ SP; Membro efetivo do Nucleo de Estudos Avançados do Sistema Financeiro- NEASF, FGV/ RJ; Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo- USP. Trabalhou no Ministério da Justiça, em escritórios de advocacia e na General Electric, além de possuir especializações e intercâmbios profissionais no exterior.

Carolina Niemeyer

Advogada com experiência em private equity, M&A, governança corporativa, contratos financeiros, Project Finance e estruturação de novos investimentos. Experiência extensa em inúmeras operações no mercado de capitais nacional e internacional. Foco em resultado, visão de gestora, análise crítica e experiência na área de inovação e reestruturação. Teve experiência como empreendedora e também no terceiro setor. Conta com experiencia em situações de diferentes culturas, tendo trabalhado no Brasil, Itália, Suíça, Holanda e China. Fez cursos de especialização e de extensão em Recuperação Judicial e Compliance no Insper, participate do Programa de diversidade em Conselhos de Administração, realizado em parceria pelo IFC + B3 + IBGC + Spencer Stuart. É membro independente do Comitê de Auditoria e Riscos do Grupo Baumgart; é conselheira da Greenwich Brasil Soluções em Infraestrutura de Telecom S.A. e da N.O.C.S.P.E Empreendimentos e Participações S.A., holding de healthtech no Brasil. Fluente em inglês, italiano e francês.

Marina Copola

Sócia do escritório Yazbek Advogados. Membro do Comitê de Supervisão e Monitoramento de Mercado da BBCE – Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia S.A. Foi Advogada Associada na Área de Mercado de Capitais de Debevoise & Plimpton em Nova York (2012-2015), Assessora Técnica do Diretor Otavio Yazbek na CVM (2009-2011) e International Intern na U.S. Securities and Exchange Commission – SEC em Washington, D.C. (2008). Professora da Pós-Graduação Legal Master (LL.M.) do Insper e do IBMEC e professora convidada do Programa de Especialização e Educação Continuada da FGV e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Pós-Graduada em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Penal Económico e Europeu, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Possui LL.M. pela Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, onde foi Research Assistant do Prof. John C. Coffee, Jr. e laureada como Harlan Fiske Stone Scholar e Appel Fellow. Doutoranda em Direito Comercial, Mestre em Direito Econômico e Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Bolsista da Fundação Estudar e do Instituto Ling. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil e da Ordem dos Advogados do Estado de Nova York.

Patrícia Marins

Sócia-diretora da In Press Oficina, Sócia da Oficina da Palavra, Conselheira da FleishmanHillard Brasil, Co-fundadora do WOB (Women on Board) e Diretora do Setor Público da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação.

É especialista em comunicação integrada, gestão de crises de alto risco reputacional, com ênfase em relações com a mídia, posicionamento de imagem, public affairs, programas de relações públicas, planejamento estratégico e campanhas de endomarketing e comunicação interna.
Já prestou consultoria de comunicação total para mais de 200 instituições, incluindo a coordenação de pesquisas, desenvolvimento de diagnósticos de comunicação interna e externa, elaboração de planos de comunicação, desenvolvimento de políticas de comunicação e políticas de gerenciamento de crises e endomarketing.

É ministradora de cursos, workshops e palestras na área de relações com a mídia, capacitação de porta-vozes, oratória, inovação, novas mídias, gestão de crise e formação de assessores de comunicação. Já aplicou mais de 5000 treinamentos de porta-vozes da área pública e mais de 1000 na área privada.

Tem mais de 30 textos publicados na área de comunicação integrada. Coordenou mais de 20 projetos de comunicação, reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Aberje. Seu trabalho desenvolvido para a Copa do Mundo 2014 foi ganhador do prêmio Sabre Awards 2015, na categoria Corporate Image.

É professora do curso Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco/Ministério de Relações Exteriores. Jornalista com especialização em Comunicação do Serviço Público pela Universidade George Washington (Washington DC) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Daniela Graicar

Jornalista de formação (PUC/SP) e empreendedora por vocação, aos 19 anos abriu sua primeira agência de Relações Públicas, seguida de outras sete, nas áreas de Conteúdo, Eventos, Endomarketing, Brand PR, Mobile Education, Infoprodutos e Social Media. Lidera, hoje, um time de 70 profissionais da agência PROS e da startup digital Zeit, além de estar à frente do Movimento Aladas, criado em apoio ao empreendedorismo feminino. Fez cursos de especialização e de extensão em Relações Públicas, Inovação, Governança Corporativa, Futuro e Gestão, realizados no Insper, Perestroika e London School of Economics. Com pós-MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul Business School (2019), é conselheira da Razac Trading e da Universidade de Jerusalém, membro do Comitê de Inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), além de embaixadora da aceleradora Merkaz.

Ana Paula Reis

Sócia das áreas de Societário e M&A e de Tecnologia e Negócios Digitais do BMA Advogados. Especialista em questões regulatórias envolvendo inovações tecnológicas nos mercados financeiro e de capitais. Possui ampla experiência em direito societário, governança corporativa, ofertas públicas e operações de M&A que envolvam companhias abertas e demandas ESG, onde sua atuação é focada nas demandas relacionadas à governança. Sua experiência foi obtida tanto na iniciativa privada quanto no setor público, tendo atuado como assessora jurídica no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional – CRSFN (2004-2009).

Atualmente é Vice-Presidente da Comissão de Mercado de Capitais da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas, membro do Comitê Consultivo de Educação da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, da Comissão de Mercado de Capitais da OAB/RJ e do GT Fintech do LAB da CVM.

Reconhecida por relevantes publicações jurídicas nacionais e internacionais nas áreas de Direito Societário e Mercado de Capitais, como Chambers Global: The Elite M&A, Chambers Brazil: Transactional, The Legal 500, IFLR1000, Análise Advocacia Mulher e Análise Advocacia.

Christiane Aché

Membro experiente de conselhos, Conselheira de Comércio Exterior da França (CCEF). Desde 2017, é a primeira conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF). Palestrante de assuntos como estruturação financeira, PPPs, estratégia corporativa e governança, inclusão de gêneros e inovação, com histórico comprovado de trabalho em treinamento profissional e coaching. Participa ativamente de grupos de igualdade de gênero e de empreendedorismo, tais como o KNOW – Rede de Mulheres da KPMG, a Sessão do Brasil da WCD (Women Corporate Directors), Mulheres do Brasil, MIDAS, Startup Weekends e Mulheres Empreendedoras, e organizou a iniciativa de inclusão de gênero da Alstom no Brasil. Nomeada pela Forbes Brasil entre as “50 mulheres mais influentes do Brasil em 2016”. Recebeu a condecoração Chevalier de l’Ordre du Mérite do governo francês, em 2014.

Gabriela Codorniz

É sócia fundadora do escritório Gabriela Codorniz Advocacia Empresarial. Em sua experiência profissional advoga, há mais de 20 anos, na área de direito empresarial, com ênfase em mercado de capitais, societário e contratos. Mestre e doutoranda em direito comercial pela Universidade de São Paulo – USP, se especializou também em mediação de conflitos, trazendo para a sua atuação ferramentas de comunicação interpessoal, negociação e tomadas de decisões, atuando de forma propositiva na prevenção, negociação e resolução de litígios empresariais e contratuais. Atua, ainda, como árbitra em disputas societárias, professora, e como Coordenadora do Comitê de Diversidade do Women on Board – WOB, uma iniciativa independente apoiada pela ONU Mulheres que visa a reconhecer, valorizar e divulgar a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos.

Beatriz Azeredo

Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e professora do mesmo Instituto. Ex-diretora do BNDES e ex-diretora de responsabilidade social da Globo. Possui vasta experiência em Investimento Social Privado (ISP) e Políticas Públicas, em especial nos campos de educação, saúde, sustentabilidade, inserção econômica, cultura, diversidade e defesa de direitos, Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e abordagem ESG.

Carlos Massaru Takahashi

É o atual Chairman da BlackRock Brasil Gestora de Investimentos, onde atua desde 2016, tendo ocupado a posição de Country Head e Consultor, anteriormente. É também Vice-Presidente da ANBIMA, onde Coordena a Rede Sustentabilidade e é Vice-Presidente do Conselho de Auto-Regulação de Recursos de Terceiros; Senior Advisor da Monte Capital Management e Membro do Conselho Consultivo do Centro de Referência em ESG da Fundação Dom Cabral.Atuou no Conglomerado Banco do Brasil por mais de 40 anos, liderando diversas áreas e de 2009 a 2015 foi Presidente da BB Asset. Participou também, de diversos Conselhos de Administração de empresas, tais como RTM, TAESA, Neoenergia, Banco Votorantim

Dilma Campos

CEO e Partner da Nossa Praia e Head de ESG da BPartners.co. Atualmente é conselheira da Universidade São Judas, da Ampro – Associação de Marketing Promocional; da São Paulo Companhia de Dança e da Solum Capital. Possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV e MBA em Tendências e Estudos Futuros na ESPM.

Winning Women 2016 da EY, influenciadora e mentora da Rede Mulher Empreendedora (RME), colunista na Revista Fast Company e Revista HSM, TEDx Speaker e Coautora do livro Publicidade Antirracista, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura. Professora da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e do IPÊ – Instituto de Pesquisa Ecológicas.

Josilay Santiago

Consultora em Gestão de Projetos, especializada em soluções para Tecnologia da Informação. Palestrante, Professora Universitária e Integrante do Comitê de Diversidade do WOB – Women on Board.

Possui 30 anos de experiência em diversos segmentos como Seguros, Financeiro, Vendas Diretas, Saúde e de Entretenimento, tendo ocupado cargos executivos e gerenciais em grandes empresas do mercado nacional e internacional. Amplo conhecimento em gestão de mudança de processos empresariais, planejamento estratégico, inovação digital, ciência de dados, inteligência artificial, diversidade, equidade e inclusão. Fortes habilidades interpessoais e analíticas, orientadas para negócios e atuação prática na resolução de problemas. Docência para Graduação e Pós Graduação em Gestão de Projetos e cursos livres de ferramentas para gestão.

Graduada em Economia (Faculdades Brás Cubas – Mogi das Cruzes), com MBA em Administração de Marketing (ESPM-SP), Mestrado em Administração de Empresas (PUC-SP), certificada PMP – Project Manager Professional (PMI – Professional Management Institute), Alumni Conselheira 101, Certificado Mulheres na Governança (UCLA Anderson School of Management, Los Angeles – EUA).